Sua fonte de notícias conectando Tupã ao mundo!

Quarta-feira, 10 de Setembro de 2025

Notícias/Meio Ambiente

Vulcão entra em erupção após 450 anos em região afetada por terremoto na Rússia

O Kracheninnikov, com mais de 1.800 metros de altura, emitiu uma coluna de cinzas que atingiu 6.000 metros

Vulcão entra em erupção após 450 anos em região afetada por terremoto na Rússia
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

O vulcão Kracheninnikov, localizado na península russa de Kamchatka, entrou em erupção pela primeira vez em mais de 450 anos, poucos dias após o terremoto que abalou a mesma região no extremo leste do país, informaram as autoridades. O Kracheninnikov, com mais de 1.800 metros de altura, emitiu uma coluna de cinzas que atingiu 6.000 metros, informou o escritório local do Ministério de Situações de Emergência.

Publicidade

Leia Também:

“A nuvem se estendeu para o leste, na direção do Oceano Pacífico”, afirmou o ministério. As autoridades informaram que não há zonas habitadas nem grupos de turistas na trajetória das cinzas.

A península de Kamchatka, que tem quase 30 vulcões ativos, é uma das regiões sísmicas mais ativas do planeta, no ponto de encontro entre as placas tectônicas do Pacífico e da América do Norte. O território praticamente desabitado recebe viajantes que desejam explorar suas paisagens montanhosas e parques naturais repletos de ursos e salmões. Segundo o Programa Global de Vulcanismo do Instituto Smithsonian, a erupção anterior do Kracheninnikov havia sido registrada em 1550.

A erupção aconteceu depois que o vulcão Kliuchevskoi, o maior da região da Eurásia, entrou em erupção na mesma região na quarta-feira. Os fenômenos ocorreram após um dos terremotos mais fortes já registrados, que abalou a região na quarta-feira e provocou alerta de tsunami e ordens de evacuação em todo o Pacífico, do Japão até o Havaí, México, Colômbia ou Equador.

Os danos mais graves foram registrados na Rússia, onde o tsunami devastou o porto de Severo-Kurilsk e uma área de pesca, segundo as autoridades. O terremoto, de magnitude 8,8, foi o mais forte registrado desde 2011, quando um tremor de 9,1 graus abalou as costas do Japão e provocou um tsunami que deixou 15.000 mortos.

Tupã Conecta

Publicado por:

Tupã Conecta

Nós somos um site de notícias comprometido em trazer as informações mais relevantes e atuais para você. Nossa equipe de jornalistas experientes está sempre em busca das notícias mais importantes, para que você possa estar sempre informado.

Saiba Mais

Veja também

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!