Sua fonte de notícias conectando Tupã ao mundo!

Quarta-feira, 10 de Setembro de 2025

Notícias/Política

Embaixada dos EUA chama Mais Médicos de ‘golpe diplomático’ e anuncia que sanções continuarão

Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, declarou que programa sobreviverá a ‘ataques injustificáveis de quem quer que seja’; Lula defende a relação do Brasil com ‘povo de Cuba que é vítima de um bloqueio há 70 anos’

Embaixada dos EUA chama Mais Médicos de ‘golpe diplomático’ e anuncia que sanções continuarão
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

A Embaixada dos Estados Unidos no Brasil classificou o programa “Mais Médicos” como um “golpe diplomático” que explorou médicos cubanos e enriqueceu o que chamou de “regime cubano corrupto”. A declaração foi feita na última quinta-feira (14) em uma publicação na rede social X, após o governo americano ter imposto sanções a funcionários brasileiros ligados à iniciativa. Segundo a embaixada, o Brasil teria “acobertado” as ações do governo cubano. A publicação também afirma que os EUA continuarão a responsabilizar todos os envolvidos no que descreveu como um “esquema coercitivo de exportação de mão de obra”.

Publicidade

Leia Também:

“O programa Mais Médicos do Brasil foi um golpe diplomático que explorou médicos cubanos, enriqueceu o regime cubano corrupto e foi acobertado por autoridades brasileiras e ex-funcionários da OPAS. Não restam dúvidas: os EUA continuarão responsabilizando todos os indivíduos ligados a esse esquema coercitivo de exportação de mão de obra”, escreveu a embaixada no X.

As acusações surgem no contexto da revogação de vistos de entrada nos EUA para funcionários do governo brasileiro e pessoas ligadas à Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), que mediou o contrato do programa. O programa “Mais Médicos” foi criado durante o governo de Dilma Rousseff para levar profissionais de saúde a regiões remotas do Brasil, contando majoritariamente com médicos de Cuba.

O governo brasileiro reagiu às sanções. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva defendeu a relação entre Brasil e Cuba e afirmou que a ilha é vítima de um bloqueio econômico imposto pelos EUA há décadas, motivo pelo qual exporta serviços médicos para obter recursos.

Tupã Conecta

Publicado por:

Tupã Conecta

Nós somos um site de notícias comprometido em trazer as informações mais relevantes e atuais para você. Nossa equipe de jornalistas experientes está sempre em busca das notícias mais importantes, para que você possa estar sempre informado.

Saiba Mais

Veja também

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!