Os destinos turísticos que mais despertam o interesse dos brasileiros são Fernando de Noronha e Porto de Galinhas, em Pernambuco, e Lençóis Maranhenses, no Maranhão. O dado faz parte de um levantamento realizado pelo Ministério do Turismo em parceria com a Nexus – Pesquisa e Inteligência de Dados que mapeou as preferências de viagem no país.
Outros destinos que também se destacam na pesquisa são Salvador (BA), Gramado (RS), Foz do Iguaçu (PR) e Maragogi (AL).

Lençóis Maranhenses - antonio milena/Agência Brasil
Praias lideram
Já em relação às experiências turísticas preferidas, o turismo de sol e praia aparece na liderança com 62% da preferência dos brasileiros. Em seguida, estão o turismo religioso/espiritual, com 18%, e o cultural/histórico, com 14%. O turismo de aventura e o esportivo dividem a quarta colocação, ambos com 13%.
A bibliotecária Waína Santana, de São Luis (MA), está no Rio de Janeiro pela segunda vez. Ela avalia que a organização da cidade melhorou bastante em comparação com a última visita que fez, em 2017.
“Acho que tem melhorando bastante, e a gente percebe que é uma cidade que atrai cada vez mais turistas, até por contemplar o Cristo Redentor, que é uma das maravilhas do mundo. Então acho que a cidade tem se preparado para receber. As estruturas estão melhores, os lugares que a gente frequenta também , o atendimento está melhor.“
Já a assessora jurídica Drucira Damaris veio de Fortaleza. Nessa segunda passagem pelo Rio de Janeiro, ela optou por sair do roteiro tradicional e “viver” mais a cidade.
“Andei de metrô, de bicicleta, fui de uma praia pra outra, fiz os passeios dessa vez sozinha. E aí consegui aproveitar mais tempo nos cantos, conhecer mais, andar. Andei por Santa Teresa sozinha e foi super tranquilo. Minha experiência dessa vez foi melhor que a primeira.”
Baixa temporada
Os destinos brasileiros têm se consolidado como atrativo para estrangeiros também durante a baixa temporada. No ranking, o Rio de Janeiro lidera, com alta de 50% em relação ao mesmo período do ano anterior.

Avenida Paulista, em São Paulo. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Já os maiores crescimentos em relação ao ano passado foram de São Paulo, que registrou alta de 208%, consolidando-se como uma das cidades de maior destaque; Porto de Galinhas, que foi 108% mais visitada; Florianópolis, com 46% mais turistas, e Búzios, na Região dos Lagos fluminense, que teve um incremento de 19%.
Os dados são do levantamento da plataforma de viagens Booking.com, que mostra crescimento expressivo nas buscas de viajantes internacionais por cidades brasileiras em setembro de 2025.